RUBERVAL ACREDITA EM MAIOR PROJEÇÃO DE NOVA VIÇOSA NO NOVO MAPA TURÍSTICO DA BAHIA

REFERÊNCIAS TURÍSTICAS DA BAHIA (foto: Silmara Menezes)
Confirmando a força do seu potencial de atrativos naturais e de estrutura hoteleira, de restaurantes, bares e outros serviços, Nova Viçosa deverá ter sua posição consolidada na próxima edição do Mapa Turístico da Bahia. A certeza é do vice-prefeito Ruberval Lima Porto.


Até o final de maio próximo, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) realiza oficinas com a participação de representantes de municípios, com o propósito de atualizar o Mapa Turístico. Os grupos de trabalho traçam os perfis dos municípios e analisam o desempenho da economia do turismo com o objetivo de facilitar o posterior planejamento de ações de desenvolvimento nesta área. “Nova Viçosa destaca-se como expressão turística da Costa das Baleias, que ainda tem os municípios de Mucuri, Alcobaça, Prado e Caravelas”, disse ele.

Secretários e diretores de turismo dos municípios da Baía de Todos-os-Santos e das costas dos Coqueiros, do Dendê e do Cacau já participaram dos encontros, quando são apresentados a metodologia proposta pelo Ministério do Turismo (MTur) para a classificação das cidades, os procedimentos e prazos a serem cumpridos para a consolidação das informações no Mapa Turístico Brasileiro.


OFICINAS - As oficinas são realizadas semanalmente. Na próxima quarta-feira (26), será a vez da Costa das Baleias e, também, da Costa do Descobrimento. Dos 417 municípios baianos, o Mapa do Turismo Brasileiro contemplou 118 cidades, distribuídas entre 13 zonas. O processo em andamento segue critérios fixados pela portaria número 268/ 2016, que determina a atualização do mapa a cada dois anos, coincidindo com o início das novas gestões estaduais e municipais.

DINAMISMO – Ruberval diz que, já nos primeiros três meses de 2017, a imagem de Nova Viçosa no cenário turístico brasileiro ganhou maior dinamismo. “O Carnaval e todos os festejos da temporada de verão atraíram um número expressivo de turistas, que levam as melhores referências”.

O mapeamento fornece subsídios ao MTur para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o setor, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo nos destinos brasileiros. É um importante instrumento de planejamento e alocação de recursos. Para ser classificado como município turístico é necessário a existência de um órgão municipal de turismo e a comprovação de dotação orçamentária para investimento neste setor.


Um conselho municipal de turismo em atividade e a assinatura de um termo de compromisso para realização das ações necessárias e adesão ao Programa de Regionalização do Turismo também estão entre os requisitos.

O processo de atualização do mapa prevê a categorização dos municípios a partir de critérios que traduzem a dimensão da economia do turismo. São quatro as variáveis para a classificação nas categorias A, B ou C - número de empregos formais no setor de hospedagem; número de estabelecimento formal no setor de hospedagem; estimativa do fluxo turístico doméstico e a estimativa do fluxo internacional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL TRANSFORMA POSTO DA MATA EM “CAPITAL DE TODOS OS RITMOS MUSICAIS”

NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM MARVIO JR. PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE MEDICINA

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)