NOVA VIÇOSA REALIZA I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMPOSIÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES PRESENTES
Dentro da Semana do Meio Ambiente, que terá seu momento máximo na próxima segunda-feira, dia 5, data consagrada ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa promove nesta sexta-feira (2) o 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental, marcado pelo temas Educação Ambiental e Energias Limpas. O evento aconteceu em Posto da Mata, no Espaço de Pesquisa e Formação Pedagógica.

SECRETÁRIA ADRIANA BOTELHO
O evento contou com as presenças do vice-prefeito Ruberval Lima Porto; do assessor especial do prefeito Manoelzinho, Dr. Francisco Nilo; vereadores Fabiano Enfermeiro, Mozarzinho, Ney da Geladeira, Fidélis e Evanete; e do representante do comando da Caema, tenente PM Rondinelli, além, é claro, da secretária de Educação, Adriana Botelho, e toda a sua equipe.


Em sua fala, Ruberval disse que o Fórum representa “a grande oportunidade de se discutir os indicadores ambientais em nosso Município. Saber de que forma estamos cuidando dos nossos recursos naturais – se é que realmente estamos cuidando deles...”


Relembrou a música “Ano Passado”, gravada por Roberto Carlos há quase 40 anos, e citou alguns trechos, como:


“O que será o futuro que hoje se faz?
A natureza, as crianças e os animais?

Quem sabe olhando o futuro do ano passado.
O mar quase morre de sede no ano passado.
Os rios ficaram doentes com tanto veneno.
Diante da economia quem pensa em ecologia?
Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia

Quantas baleias queriam nadar como antes?
Quem inventou o fuzil de matar elefantes?
Os campos risonhos um dia tiveram mais flores.
E os bosques tiveram mais vida e até mais amores.
Quem briga com a natureza envenena a própria mesa.
Contra a força de Deus não existe defesa.”

Prosseguiu Ruberval: “Tenho certeza de que, após a abordagem dos 7 eixos temáticos programados para os trabalhos deste Fórum, todos nós sairemos daqui com novos conceitos, com novas informações e – o mais importante e o que realmente se espera – com atitudes que possam ajudar a mudar a nossa realidade, contribuindo para um mundo melhor”.

O vice-prefeito ainda teceu críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que praticamente todos os dias surpreende o mundo com declarações absurdas sobre clima, poluição, preservação de florestas e de recursos naturais. “Trump, atrapalhado, se mostra contra todos os estudos, as pesquisas, as comprovações científicas. Parece um louco quando trata das questões ambientais. E olha que é o presidente do país mais rico do mundo... Um péssimo exemplo”, disse ele.


“Importante é que nós precisamos fazer a nossa parte. Quando o assunto é meio ambiente, a educação ambiental vem nos ensinar que 1 + 1 é sempre mais que 2... Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, frisando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, saúde, e principalmente educação."


Ao finalizar, Ruberval elogiou o trabalho da secretária Adriana Botelho e toda a sua equipe de profissionais dedicados à educação, e enfatizou: “Existe uma frase bem simples sobre o assunto, que qualquer criança consegue entender: ‘A Árvore poderá viver sem o Homem. Mas o Homem nunca poderá viver sem a Árvore’.

E oficializou a abertura do evento, em nome do prefeito Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL TRANSFORMA POSTO DA MATA EM “CAPITAL DE TODOS OS RITMOS MUSICAIS”

NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM MARVIO JR. PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE MEDICINA

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)