EMANCIPAÇÃO DE POSTO DA MATA E ITABATÃ: VICE-PREFEITO DE NOVA VIÇOSA É ENTREVISTADO EM PROGRAMA DE RÁDIO

Ruberval participou do programa Café com Saullo na manhã desta sexta (18)


Com transmissão simultânea feita por duas emissoras de rádio - a rádio Três Corações FM (97.5 MHz), de Itabatã, e a Rádio Educadora FM (104,9), de Posto da Mata -, o programa Café com Saullo teve como convidado especial na manhã desta sexta-feira (18) o vice-prefeito de Nova Viçosa, Ruberval Lima Porto. O  assunto principal do dia tratou do projeto de criação de novos municípios no Brasil, em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.


ASSUNTO EM FOCO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na quarta-feira passada (16), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 337 votos a 36 e 2 abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil.

NA BAHIA 112 DISTRITOS QUE QUEREM EMANCIPAÇAO

Posto da Mata (município de Nova Viçosa) e Itabatã (Mucuri) fazem parte do grupo de 112 distritos que lutam pela emancipação, mas poucos terão chances de se transformarem em municípios. Em todo o país, existem no Brasil 806 pedidos de criação de novas cidades, em 24 diferentes assembleias legislativas do país. São distritos, ou até mesmo bairros, que querem se emancipar e conquistar orçamentos próprios.

O Rio Grande do Sul lidera com 124 distritos, seguido pela Bahia com 112. Posto da Mata e Itabatã estão bem na frente da maioria das localidades que não têm os requisitos básicos para a emancipação. As variáveis consideradas na decisão são: extensão territorial, número de eleitores e movimentação financeira.

Segundo dados do IBGE, atualmente a população de Nova Viçosa é de 44.052 habitantes, segundo estimativa feita pelo órgão em julho do ano passado. Estima-se para Posto da Mata algo em torno de 25 mil pessoas.

Já Mucuri tem uma população estimada de 42.072 pessoas, projetando-se para Itabatã também um número de aproximadamente 25 mil habitantes.

Entre os novos critérios exigidos, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil hab. NORDESTE; e 20 mil, no Sul e Sudeste.

ATUAÇÃO DE VICE-PREFEITO

Ruberval também falou do seu trabalho como vice-prefeito e das muitas conquistas viabilizadas para o Município, com o imprescindível apoio do deputado estadual Marcelo Nilo e deputado federal Jutahy Magalhães Jr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL TRANSFORMA POSTO DA MATA EM “CAPITAL DE TODOS OS RITMOS MUSICAIS”

NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM MARVIO JR. PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE MEDICINA

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)