Empossado, Juiz Paulo Pimenta passa a ocupar no TRE-BA vaga destinada aos magistrados da Justiça Federal

Tomou posse como novo membro do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) o Juiz Federal Paulo Roberto Lyrio Pimenta. A solenidade, realizada na tarde desta segunda-feira (6/6), na sede da Justiça Eleitoral baiana, contou com a presença de familiares, amigos, autoridades públicas dos poderes municipal e estadual, além de magistrados de outros órgãos, a exemplo da Justiça Federal, órgão de origem do novo integrante.

Empossado pelo desembargador Mário Hirs, presidente do TRE-BA, o novo membro passa a ocupar na Corte a vaga destinada aos juízes oriundos da Justiça Federal. Além de receber as boas vindas dos pares do colegiado, o juiz foi saudado pelo advogado que milita no órgão, Silvio Pires Junior, que avaliou Pimenta como um homem de postura reservada e que está no cume dos intelectuais baianos. Silvio Pires também destacou o comprometimento e a coragem do juiz, frisando que o magistrado que atua no campo eleitoral não pode ser tímido nem ousado, a ponto de invadir o espaço da política.

Para o representante do Ministério Público Eleitoral, Ruy Nestor Mello, o novo colega de Casa irá encarar inúmeros desafios, entre eles, acompanhar a eleição em um estado que é o quarto maior colégio eleitoral do Brasil, com mais de 10 milhões de eleitores. O procurador lembrou, ainda, que o novo integrante terá que apreciar os inúmeros processos dos municípios que chegam à segunda instância, considerando as mudanças na legislação, que a partir desse pleito impede, entre outras coisas, o financiamento de campanhas por empresas e traz novas regras para a propaganda eleitoral.

O vice-presidente do TRE-BA, desembargador José Rotondano, também reforçou que “o homem mede-se com as grandes questões que o desafia”, pontuando que a partir dessa segunda-feira está lançado mais um desafio, que não será tão difícil, diante de outros feitos capitaneados por Pimenta. Rotondano, amigo há mais de 20 anos de Pimenta, desejou ainda que o empossado tenha a mente iluminada para levar os trabalhos pelos dois anos que estará no Regional baiano.

Diante das homenagens e da calorosa receptividade, o Juiz Federal afirmou que essa posse marca o recomeço da caminhada no âmbito eleitoral. Isso porque ele já havia atuado na Justiça Eleitoral, conforme explicou em depoimento ao “TRE-BA Especial”. Pimenta também declarou que “vivemos em uma era delicada e de incertezas. Por isso, faz-se necessário agir com esforço e dedicação, priorizando sempre o bom senso, sem intensas apegações frias aos textos”.  (FONTE: TRE-BAHIA - assessoria de comunicação)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO