EDUCAÇÃO: NECESSIDADE DE CURSOS TÉCNICOS PUXA AUDIÊNCIA DE RUBERVAL COM SECRETÁRIO WALTER PINHEIRO

DEPUTADO MARCELO NILO,
VICE-PREFEITO RUBERVAL E
O SECRETÁRIO WALTER PINHEIRO
A crescente demanda por cursos técnicos profissionalizantes em Nova Viçosa foi o principal item em pauta na reunião do vice-prefeito Ruberval Lima Porto com o secretário estadual da Educação, Walter Pinheiro, e o deputado Marcelo Nilo, na manhã de terça-feira (9), em Salvador.

Nos últimos meses, os cursos técnicos voltaram ao foco da Secretaria da Educação (SEC), e o motivo tem sido justamente a procura pelo seu maior empregador, a indústria, que tem encontrado dificuldades para achar profissionais qualificados para atuarem no setor.

OS CURSOS TÉCNICOS ESTÃO NO CENTRO DAS AÇÕES DA SEC
Essa demanda também encontra reflexos na Bahia, onde a necessidade por profissionais é maior do que aqueles que se qualificam pelos cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com a gerente de Educação Profissional da entidade na Bahia, Patrícia Evangelista, mais de 75% dos alunos, tem saído dos cursos já empregados.

Segundo Ruberval, essa realidade está bastante nítida em Nova Viçosa. “Mostramos a nossa situação socioeconômica ao secretário Walter Pinheiro, e o deputado Marcelo Nilo fortaleceu nossa reivindicação. Os cursos técnicos permitem que os seus alunos tenham acesso bem mais rápido ao mercado de trabalho”.

O vice-prefeito acrescentou: “O secretário foi muito atencioso e demonstrou interesse em atender o nosso pedido. Designou, inclusive, que os próximos contatos sejam mantidos diretamente com o superintendente da Educação Profissional e Tecnológica, Durval Netto Mello".


Para Nova Viçosa, o segmento da madeira (beneficiamento) deve pontear as opções de cursos. Atualmente, os mais procurados são aqueles onde também há uma grande variedade de empresas interessadas, por abrangerem uma atuação em comum em todas elas.  É o caso da Segurança do Trabalho, Logística, e Eletrotécnica. 

Ainda assim, modalidades mais específicas, como a Petroquímica, Edificações e Eletromecânica também são muito buscados, devido à carência de profissionais nessas áreas, e que tem levado a uma aproximação constante das empresas com os serviços de aprendizagem, atrás de profissionais com essas qualificações.

Atualmente, o Senai Bahia dispõe de 4.500 vagas disponíveis, e possui o acesso facilitado, sobretudo para as famílias com poucos recursos financeiros: o serviço oferta todos anos 450 bolsas integrais de estudo aos alunos de baixa renda comprovada, que tenham atingido 550 pontos na mais recente edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Especialização

O salário inicial para os profissionais com curso técnico normalmente variam de R$ 1.200 a R$ 2.500 a depender da empresa e da sua área de atuação, porém, mesmo quem opta por ingressar nesse mercado deve se atualizar constantemente, não apenas para aumentar a remuneração, e sim porque a mesma área técnica passa por constantes transformações

OUTROS PEDIDOS

DURVAL NETTO MELLO
Na reunião de terça-feira, o deputado Marcelo Nilo encaminhou dois outros pedidos de Ruberval em favor de Nova Viçosa: um ônibus escolar para melhor atender o transporte da rede municipal, e um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO