NOVA VIÇOSA REALIZA I FÓRUM MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

COMPOSIÇÃO DA MESA DE AUTORIDADES PRESENTES
Dentro da Semana do Meio Ambiente, que terá seu momento máximo na próxima segunda-feira, dia 5, data consagrada ao Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia da Ecologia, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos de Nova Viçosa promove nesta sexta-feira (2) o 1º Fórum Municipal de Educação Ambiental, marcado pelo temas Educação Ambiental e Energias Limpas. O evento aconteceu em Posto da Mata, no Espaço de Pesquisa e Formação Pedagógica.

SECRETÁRIA ADRIANA BOTELHO
O evento contou com as presenças do vice-prefeito Ruberval Lima Porto; do assessor especial do prefeito Manoelzinho, Dr. Francisco Nilo; vereadores Fabiano Enfermeiro, Mozarzinho, Ney da Geladeira, Fidélis e Evanete; e do representante do comando da Caema, tenente PM Rondinelli, além, é claro, da secretária de Educação, Adriana Botelho, e toda a sua equipe.


Em sua fala, Ruberval disse que o Fórum representa “a grande oportunidade de se discutir os indicadores ambientais em nosso Município. Saber de que forma estamos cuidando dos nossos recursos naturais – se é que realmente estamos cuidando deles...”


Relembrou a música “Ano Passado”, gravada por Roberto Carlos há quase 40 anos, e citou alguns trechos, como:


“O que será o futuro que hoje se faz?
A natureza, as crianças e os animais?

Quem sabe olhando o futuro do ano passado.
O mar quase morre de sede no ano passado.
Os rios ficaram doentes com tanto veneno.
Diante da economia quem pensa em ecologia?
Se o dólar é verde é mais forte que o verde que havia

Quantas baleias queriam nadar como antes?
Quem inventou o fuzil de matar elefantes?
Os campos risonhos um dia tiveram mais flores.
E os bosques tiveram mais vida e até mais amores.
Quem briga com a natureza envenena a própria mesa.
Contra a força de Deus não existe defesa.”

Prosseguiu Ruberval: “Tenho certeza de que, após a abordagem dos 7 eixos temáticos programados para os trabalhos deste Fórum, todos nós sairemos daqui com novos conceitos, com novas informações e – o mais importante e o que realmente se espera – com atitudes que possam ajudar a mudar a nossa realidade, contribuindo para um mundo melhor”.

O vice-prefeito ainda teceu críticas ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que praticamente todos os dias surpreende o mundo com declarações absurdas sobre clima, poluição, preservação de florestas e de recursos naturais. “Trump, atrapalhado, se mostra contra todos os estudos, as pesquisas, as comprovações científicas. Parece um louco quando trata das questões ambientais. E olha que é o presidente do país mais rico do mundo... Um péssimo exemplo”, disse ele.


“Importante é que nós precisamos fazer a nossa parte. Quando o assunto é meio ambiente, a educação ambiental vem nos ensinar que 1 + 1 é sempre mais que 2... Para reverter essas situações, precisamos pensar na educação ambiental, frisando a sustentabilidade ambiental, envolvendo todos os setores a sociedade: econômica, política, saúde, e principalmente educação."


Ao finalizar, Ruberval elogiou o trabalho da secretária Adriana Botelho e toda a sua equipe de profissionais dedicados à educação, e enfatizou: “Existe uma frase bem simples sobre o assunto, que qualquer criança consegue entender: ‘A Árvore poderá viver sem o Homem. Mas o Homem nunca poderá viver sem a Árvore’.

E oficializou a abertura do evento, em nome do prefeito Manoel Costa Almeida, o Manoelzinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO