RUBERVAL APLAUDE PROJETO ESCOLAS CULTURAIS E JÁ ANTECIPA PEDIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA NOVA VIÇOSA


Na área de educação e cultura, o fato marcante da semana na Bahia foi o lançamento, nesta sexta-feira (15), do projeto Escolas Culturais, iniciativa que tem como objetivo melhorar a atuação das escolas por meio do estimulo às artes e ao protagonismo estudantil, promovendo a criação de um espaço de circulação e produção da diversidade cultural.

O evento aconteceu na cidade de Juazeiro, no norte do estado, com a presença do governador Rui Costa, movimentando professores e alunos. Pela grandeza do projeto, o vice-prefeito de Nova Viçosa, Ruberval Lima Porto, já recomendou à sua assessoria que encaminhe documento à Secretaria de Educação, em Salvador, na próxima semana, para assegurar Nova Viçosa nas próximas etapas do projeto.

Evento em Juazeiro nesta sexta (15)
“Já havia conversado há quatro meses com o secretário Walter Pinheiro, em Salvador, quando ele falou sobre esse projeto, que teve Itabuna como a primeira cidade contemplada, em projeto piloto. É, realmente, uma iniciativa que casa perfeitamente com o modelo de educação que defendemos. As nossas escolas não podem ficar de fora desse projeto”, disse Ruberval.


Durante o pronunciamento em Juazeiro, o governador Rui Costa definiu o projeto, ao destacar: “É algo que emociona, por que a cultura é algo que estrutura a vida humana, e nessa fusão de Cultura e Educação transformando as escolas em espaço cultural para a toda sociedade, eu espero que isso aqui possa pulsar, vibrar e daqui saiam muitos talentos para a arte. Com certeza isso vai fazer de cada jovem, um ser humano melhor, aprendendo e consumindo arte e cultura, que é o que preenche a nossa alma”.

"Vamos mobilizar nossos esforços para trazer o projeto para Nova Viçosa", prometeu o vice-prefeito.


Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o projeto proporciona interação entre as expressões de arte da cidade com as escolas. “É um encontro entre todas as práticas que a gente já executa nas escolas da rede estadual. Todas as escolas têm projetos estruturantes, agora a ideia é que a gente possa fazer com que esses projetos dialoguem com a cultura da cidade, e ao mesmo tempo, que as manifestações culturais que existem na cidade venham para a escola”.

O projeto potencializa projetos de cultura já existentes nas escolas estaduais e fomenta novas atividades nas áreas de Dança, Música, Audiovisual e Literatura. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias estaduais da Educação (Sec), de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO