RUBERVAL APLAUDE PROJETO ESCOLAS CULTURAIS E JÁ ANTECIPA PEDIDO DE PARTICIPAÇÃO PARA NOVA VIÇOSA


Na área de educação e cultura, o fato marcante da semana na Bahia foi o lançamento, nesta sexta-feira (15), do projeto Escolas Culturais, iniciativa que tem como objetivo melhorar a atuação das escolas por meio do estimulo às artes e ao protagonismo estudantil, promovendo a criação de um espaço de circulação e produção da diversidade cultural.

O evento aconteceu na cidade de Juazeiro, no norte do estado, com a presença do governador Rui Costa, movimentando professores e alunos. Pela grandeza do projeto, o vice-prefeito de Nova Viçosa, Ruberval Lima Porto, já recomendou à sua assessoria que encaminhe documento à Secretaria de Educação, em Salvador, na próxima semana, para assegurar Nova Viçosa nas próximas etapas do projeto.

Evento em Juazeiro nesta sexta (15)
“Já havia conversado há quatro meses com o secretário Walter Pinheiro, em Salvador, quando ele falou sobre esse projeto, que teve Itabuna como a primeira cidade contemplada, em projeto piloto. É, realmente, uma iniciativa que casa perfeitamente com o modelo de educação que defendemos. As nossas escolas não podem ficar de fora desse projeto”, disse Ruberval.


Durante o pronunciamento em Juazeiro, o governador Rui Costa definiu o projeto, ao destacar: “É algo que emociona, por que a cultura é algo que estrutura a vida humana, e nessa fusão de Cultura e Educação transformando as escolas em espaço cultural para a toda sociedade, eu espero que isso aqui possa pulsar, vibrar e daqui saiam muitos talentos para a arte. Com certeza isso vai fazer de cada jovem, um ser humano melhor, aprendendo e consumindo arte e cultura, que é o que preenche a nossa alma”.

"Vamos mobilizar nossos esforços para trazer o projeto para Nova Viçosa", prometeu o vice-prefeito.


Para o secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, o projeto proporciona interação entre as expressões de arte da cidade com as escolas. “É um encontro entre todas as práticas que a gente já executa nas escolas da rede estadual. Todas as escolas têm projetos estruturantes, agora a ideia é que a gente possa fazer com que esses projetos dialoguem com a cultura da cidade, e ao mesmo tempo, que as manifestações culturais que existem na cidade venham para a escola”.

O projeto potencializa projetos de cultura já existentes nas escolas estaduais e fomenta novas atividades nas áreas de Dança, Música, Audiovisual e Literatura. A iniciativa é uma ação conjunta das secretarias estaduais da Educação (Sec), de Cultura (Secult), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e da Casa Civil.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL TRANSFORMA POSTO DA MATA EM “CAPITAL DE TODOS OS RITMOS MUSICAIS”

NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM MARVIO JR. PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE MEDICINA

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)