NO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, RUBERVAL DESTACA TRABALHO DO GRUPO ART BAHIA E PRESENÇA DA CULTURA AFRO NA HISTÓRIA DE NOVA VIÇOSA


Vice-prefeito participou dos eventos culturais que marcaram o transcurso da data


Como parte das comemorações do Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado nesta segunda-feira, dia 20, o Grupo de Capoeira Art Bahia promoveu vários eventos culturais no fim de semana em Helvécia, Posto da Mata e Cândido Mariano (87).



“É muito forte a identidade cultural do nosso povo e as referências da cultura afro em nosso dia a dia, não apenas pela representatividade de Helvécia na condição de comunidade quilombola, mas em todo o Município”, comentou Ruberval. “Festejar este dia é reconhecer a garra e as conquistas do nosso povo”.




Ao participar dos eventos, o vice-prefeito disse que “manifestações como o Dia Nacional da Consciência Negra, que estão em sintonia com a cultura, a arte e os valores da comunidade, precisam e devem ser responsabilidade assumida pelo governo municipal, a partir da valorização do nosso povo”.









Ruberval encontrou-se com o mestre Régi e lideranças comunitárias, como Samária Gangá, presidente da associação de pequenos produtores de Cândido Mariano e adjacências; Kátia Silva, presidente da associação quilombola; Tiago, administrador distrital de Cândido Mariano, Manoel de Lino, Gilson Gangá e outras conhecidas lideranças.

A ESCOLA DE CAPOEIRA ART BAHIA

Mestre Régi (foto-arquivo)






Desde 1994, portanto, há 23 anos, a Escola de Capoeira Art Bahia tem sua importância reconhecida além dos limites do Município. Seu idealizador e criador, Reginaldo Cecílio Antonio, o Mestre Régi, já praticava capoeira desde a adolescência. Naquela época, incentivado por amigos e parentes, teve a ideia de fundar o seu próprio grupo, em 1994, baseado no princípio de preservar e divulgar a cultura afro-brasileira, além de usá-la como ferramenta educacional.

Inicialmente, chamava-se Força Jovem; após um ano, filiou-se a um grupo chamado Capitães de Areia, de Nanuque/MG. No ano de 1997, desligou-se do grupo e passou ter sua identidade própria e definitiva: Art Bahia, com sede própria em Helvécia.



Daí por diante, uma história de amadurecimento, organização e crescimento. A escola passou a trabalhar intensamente com crianças e adolescentes, tanto na prática da capoeira, quanto de outras manifestações da cultura afro, desenvolvendo um trabalho social de responsabilidade e grandeza.

O Art Bahia permanece fiel ao princípio de que, antes de formar bons capoeiristas, procura formar bons cidadãos, ciente de direitos e deveres. Outra característica do grupo sempre foi a religiosidade. Ao final de cada aula, é reservado um tempo para exaltar a Palavra de Deus.

ENCONTRO DE RUBERVAL COM A SECRETÁRIA DE CULTURA


Na sexta-feira passada, Ruberval encontrou-se com a secretária estadual de Cultura, Arany Santana, durante visita do governador Rui Costa e sua comitiva ao extremo sul. Foi uma oportunidade em que o vice-prefeito reforçou um pedido feito em maio deste ano, que trata de instrumentos para a filarmônica de Posto da Mata, e destacou a importância do grupo Art Bahia.


Arany Santana disse que já conhece a expressão da cultura afro-brasileira do Município, especialmente da comunidade quilombola de Helvécia, e prometeu atenção especial às reivindicações que serão apresentadas pelo vice-prefeito na próxima viagem a Salvador, conforme ficou acertado.

“A secretária foi muito muito receptiva e garantiu total apoio às nossas manifestações culturais”, disse Ruberval.

Visita de estudantes da Bulgária

Este ano, Helvécia recebeu a visita de um grupo de estudantes de várias instituições de ensino da Bulgária. Eles vieram ao Brasil conhecer mais de perto a importância da capoeira e outras tradições que os quilombolas fazem questão de preservar até os dias atuais.

Os estudantes búlgaros vieram desenvolver programas de intercâmbio bem variados para o estudo da língua portuguesa e conhecendo da cultura tradicional do Brasil e também para atividades culturais e esportivas, como aulas de capoeira e, Helvécia esteve na rota dos estudantes. A Bulgária é um país da Europa Oriental.

As atividades culturais relembraram a morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, há mais de 300 anos, bem como as conquistas alcançadas pelo movimento negro no País.

O trabalho da Associação Quilombola de Helvécia, além de garantir o relacionamento junto às comunidades quilombolas da área de influência direta do projeto desenvolvido a partir do distrito de Helvécia, contribuoi para afirmação cultural, autoestima e fortalecimento das práticas, saberes e fazeres tradicionais das comunidades de Nova Viçosa.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO