VOCÊ AINDA NÃO TEM O DIPLOMA DO ENSINO FUNDAMENTAL NEM DO ENSINO MÉDIO?


A chance é agora - grátis: 
inscrições terminam nesta sexta-feira

RUBERVAL COBRA EMPENHO DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO NA DIVULGAÇÃO E APOIO AOS INTERESSADOS NO EXAME DO ENCCEJA 2018


É dever da Secretaria Municipal de Educação prestar todo apoio necessário aos interessados na obtenção do certificado do ensino fundamental e do ensino médio, através do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2018), cujas provas estão confirmadas para o dia 5 de agosto. O prazo de inscrições termina na próxima sexta-feira (27). O lembrete é do vice-prefeito Ruberval Lima Porto.

“Como aconteceu ano passado, novamente o Encceja não tem a merecida divulgação por parte do governo federal, por isso é importante que a Secretaria de Educação faça um verdadeiro mutirão de apoio aos interessados em participar do exame”, disse.


Ruberval sugere que as estruturas da sede da Secretaria, que fica em Posto da Mata, além da Coordenadoria, em Nova Viçosa, as escolas João Martins, de Helvécia, e Deolisano Rodrigues, de Argolo, e unidades educacionais dos povoados, sejam disponibilizadas para ajudar os jovens e adultos de Nova Viçosa a não perderem essa oportunidade.

Ruberval diz que o primeiro passo é facilitar as inscrições dos interessados, já que o prazo vence na sexta-feira. Depois, seria oportuno um cursinho preparatório, totalmente gratuito, pois muita gente está fora da sala de aula há muitos anos e precisa atualizar os conhecimentos exigidos nas provas.

QUEM PODE FAZER O ENCCEJA

Para fazer o Encceja é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame, para quem busca a certificação do ensino fundamental; ou ter, no mínimo, 18 anos completos para quem busca a certificação do ensino médio.

As inscrições podem ser feitas no seguinte endereço: CLIQUE AQUI



Para se inscrever é preciso informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), e-mail e celular válidos. Se o participante precisar de atendimento especializado e/ou específico deve fazer a solicitação, e comprovar a necessidade, durante o período de inscrição.

Estrutura do exame 

Provas

O Encceja 2018 será realizado em dois turnos e obedecerá ao seguinte cronograma:

Turno matutino
Abertura dos portões 8h
Fechamento dos portões 8h45
Início das provas 9h
Término das provas 13h
Turno vespertino
Abertura dos portões 14h30
Fechamento dos portões 15h15
Início das provas 15h30
Término das provas 20h30
Obs.: os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.

O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio. Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.


ENSINO FUNDAMENTAL
Ciências naturais
História e geografia
Língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
Matemática

ENSINO MÉDIO
Ciências da natureza e suas tecnologias
Ciências humanas e suas tecnologias
Linguagens e códigos e suas tecnologias e redação
Matemática e suas tecnologias.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSOS PARABÉNS AO CAPITÃO PM RAMIRO RODRIGUES LOUZADA!!!

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)