EMANCIPAÇÃO DE POSTO DA MATA E ITABATÃ: VICE-PREFEITO DE NOVA VIÇOSA É ENTREVISTADO EM PROGRAMA DE RÁDIO

Ruberval participou do programa Café com Saullo na manhã desta sexta (18)


Com transmissão simultânea feita por duas emissoras de rádio - a rádio Três Corações FM (97.5 MHz), de Itabatã, e a Rádio Educadora FM (104,9), de Posto da Mata -, o programa Café com Saullo teve como convidado especial na manhã desta sexta-feira (18) o vice-prefeito de Nova Viçosa, Ruberval Lima Porto. O  assunto principal do dia tratou do projeto de criação de novos municípios no Brasil, em tramitação na Câmara dos Deputados e Senado Federal.


ASSUNTO EM FOCO NA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Na quarta-feira passada (16), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 337 votos a 36 e 2 abstenções, o regime de urgência para o Projeto de Lei Complementar (PLP) 137/15, que regulamenta a criação de municípios no Brasil.

NA BAHIA 112 DISTRITOS QUE QUEREM EMANCIPAÇAO

Posto da Mata (município de Nova Viçosa) e Itabatã (Mucuri) fazem parte do grupo de 112 distritos que lutam pela emancipação, mas poucos terão chances de se transformarem em municípios. Em todo o país, existem no Brasil 806 pedidos de criação de novas cidades, em 24 diferentes assembleias legislativas do país. São distritos, ou até mesmo bairros, que querem se emancipar e conquistar orçamentos próprios.

O Rio Grande do Sul lidera com 124 distritos, seguido pela Bahia com 112. Posto da Mata e Itabatã estão bem na frente da maioria das localidades que não têm os requisitos básicos para a emancipação. As variáveis consideradas na decisão são: extensão territorial, número de eleitores e movimentação financeira.

Segundo dados do IBGE, atualmente a população de Nova Viçosa é de 44.052 habitantes, segundo estimativa feita pelo órgão em julho do ano passado. Estima-se para Posto da Mata algo em torno de 25 mil pessoas.

Já Mucuri tem uma população estimada de 42.072 pessoas, projetando-se para Itabatã também um número de aproximadamente 25 mil habitantes.

Entre os novos critérios exigidos, está a necessidade de a população do novo município e do que foi desmembrado ser de pelo menos 6 mil habitantes, nas regiões Norte e Centro-Oeste, 12 mil hab. NORDESTE; e 20 mil, no Sul e Sudeste.

ATUAÇÃO DE VICE-PREFEITO

Ruberval também falou do seu trabalho como vice-prefeito e das muitas conquistas viabilizadas para o Município, com o imprescindível apoio do deputado estadual Marcelo Nilo e deputado federal Jutahy Magalhães Jr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO