AGRICULTORES DE BELA VISTA COMEMORAM COLHEITA DE VARIEDADE RESISTENTE DE MANDIOCA

Primeiros resultados da implantação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PATM) no Território de Identidade Extremo Sul.



Agricultores familiares da Associação Bela Vista, no município de Nova Viçosa, realizaram a primeira colheita da variedade de mandioca, BRS Formosa, resultado da implantação do Plano de Ação Territorial da Mandiocultura (PATM), no Território de Identidade Extremo Sul.

O PATM viabiliza a retomada do crescimento produtivo da mandiocultura no Território, garante emprego, gera renda e fortalece a agricultura familiar da região. O plano é uma realização do Banco do Nordeste por meio do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), com o apoio da Suzano Papel e Celulose, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Mandioca e Fruticultura (Embrapa).


A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), apoia a ação, por meio da oferta da assistência técnica e extensão rural, além da formação de técnicos das secretarias de agricultura dos municípios.  

Telmo Moreira de Souza, técnico em Agropecuária da Bahiater/SDR, explica o impacto da nova variedade para o aumento da produção da cultura da mandioca na região: “Passamos a usar a variedade da muda de mandioca, BRS Formosa, produzidas pela Biofábrica, por ser  resistente à podridão radicular, doença muito comum nas plantações de mandioca na nossa região. Hoje, nossa média de produção varia de 12 a 15 toneladas de raízes por hectare.  Com a BRS Formosa, esperamos atingir aproximadamente 40 toneladas de raízes por hectare. Nossa perspectiva é que com a variedade nossa produtividade aumente”.


Fabiana Longo, coordenadora da Bahiater no âmbito do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) Extremo Sul, destaca a importância do PATM para a cadeia da mandioca no Extremo Sul: “Para nós é uma satisfação muito grande ver que a cadeia da mandiocultura está despontando como muito promissora e, acima de tudo, fortalecendo a agricultura familiar aqui na região, trazendo aumento da produtividade, diversidade na produção de produtos da mandiocultura, buscando meios e formas de comercialização”.
 
Silvan João dos Santos, agricultor familiar da Associação Bela Vista, no município de Nova Viçosa, comemora o resultado do projeto: “Este dia da colheita foi muito esperado pela nossa comunidade e é uma realidade! Fizemos uma colheita de 50 pés de mandioca, realizamos as pesagens das ramas, das partes aéreas e da mandioca. Esta é uma mandioca enxuta e de uma massa muito boa, estamos esperançosos e o Extremo Sul só tem a ganhar com esse envolvimento do Governo do Estado”.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO