VISITA DO SECRETÁRIO JOSIAS GOMES A NOVA VIÇOSA CONFIRMA BONS NEGÓCIOS NA AGROINDÚSTRIA E AGRICULTURA FAMILIAR


Vice-prefeito Ruberval convidou empresários, produtores e representantes de associações de agricultores familiares

Secretário Josias Gomes, vice-prefeito Ruberval Lima Porto e convidados: dia importantíssimo para a agroindústria e agricultura familiar do Município

Novos projetos, mais empregos e maior geração de renda

O feriado de sexta-feira passada, 15 de novembro, não foi nada de folga e descanso para o secretário de Desenvolvimento Rural do estado da Bahia, Josias Gomes, que atendeu convite do vice-prefeito Ruberval Lima Porto e veio ao Município para cumprir uma agenda cheia de compromissos.


Logo pela manhã, Josias participou de encontro com empresários da agroindústria, produtores e membros de associações comunitárias de pequenos produtores rurais, além de representantes da empresa Suzano Papel e Celulose e lideranças políticas.




É gratificante contar com líderes de visão, que trabalham de forma estratégica para o desenvolvimento do município.

ENCONTRO

No Restaurante Quintal 101, estrategicamente localizado no trevo de confluência das rodovias BR-101 e BR-418, em Posto da Mata, os trabalhos tiveram início com a apresentação do secretário, feita por Ruberval.

O vice-prefeito falou das ações que hoje são desenvolvidas pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), uma pasta estratégica do Governo da Bahia, exatamente por que ela abriga todos os empreendimentos ligados à agricultura, pecuária e agroindústria.

E ressaltou exatamente o perfil de Josias Gomes, homem simples, filho de agricultores familiares, que trabalhou desde criança para ajudar nas despesas escolares e pessoais. “O pequeno Josias plantava verduras e criava galinhas, que eram vendidas nas feiras livres das cidades vizinhas”, disse.

Mais tarde, graduou-se engenheiro agrônomo, até ser eleito deputado federal pela Bahia, sempre com o trabalho voltado para a agricultura familiar.



PRESENÇAS – Participaram do encontro:
André Brito e Narciso Loss, representando a Suzano Papel e Celulose S.A.;
Ulisses Brambini, da Bello Fruit, hoje a maior exportadora de fruta do sul da Bahia, com certificações como Eurep Gap, HACCP, PIF e outras;
Ricardo Martins (Frutas Martins)
Fabricio Barreto, engenheiro agrônomo, e Manoel Paixão, representantes da Las Palmas Frutícola - Doce Bela;
Humberto Lamas (Preservar - madeiras tratadas);
Anderson Max (Guarda Mirim de Posto da Mata);
Vereadores Robson do Peixe e Edmislon;
Vereadoras Cida Boiadeiro (de Medeiros Neto) e Sandra do Cantagalo (Alcobaça);
Ex-vice-prefeito de Nova Viçosa, Célio da Farmácia;
Marcia Lamas, vice-prefeita da cidade de Serra/ES;
Benedito Quintiliano - "Longado", presidente da associação quilombola de Rio do Sul;
Cláudio Muniz Ferreira, o “Kal”, presidente da associação Agricultura Familiar de Helvécia (AAFH);
Samária Dias de Souza, presidente associação comunitária de 87;
Tiago Marques, vice-presidente da associação comunitária de 87;
Jailson Dias de Souza, presidente da associação quilombola de 87;
Silvano, repres. associação comunitária de Bela Vista;
Lucimar dos Santos e Cica, representantes da associação de marisqueiras;
Mylena Said, repres. associação de Colônia Nova;


Aos presentes, o secretário Josias Gomes agradeceu a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido no Município pelos empresários, produtores e agricultores familiares, e explicou de que maneira a SDR se faz presente na Bahia, onde atua e quais as principais ações desenvolvidas no âmbito da agricultura familiar na região.





Josias Gomes relacionou as ações que poderão ser colocadas em prática em benefício de diversas comunidades, distritos e povoados de Nova Viçosa, entre elas Argolo, Bela Vista, Cândido Mariano, Helvécia, Rio do Sul e Colônia Nova.

VISITAS



Ruberval Porto é um parceiro da Agricultura familiar, o que fortalece as ações entre Nova Viçosa e SDR

Logo após o almoço, o secretário Josias, Ruberval e muitos dos convidados iniciaram uma série de visitas a empresas e associações comunitárias.

O vice-prefeito Ruberval destacou o bom resultado da visita, que vem confirmar o fortalecimento da agricultura regional. “Visitamos a Fazenda Paredes, que produz café de boa qualidade, a Fazenda Doce Bela, produtora de banana, e produtores de mamão. Também estivemos na unidade de processamento e embalagem da Frutas União em Posto da Mata, maior distrito do Brasil, e na comunidade rural dos produtores de Bela Vista, que tem parceria com a Suzano Papel e Celulose", disse ele.

Visita à Guarda Mirim

RESULTADOS

Segundo o secretário, duas das associações de produtores do município estão sendo contempladas com projetos da SDR para a produção agroecológica de hortaliças e melhoramento do rebanho e manejo de ovinos.

Parabenizou as potencialidades do Município na produção agrícola, com destaque para a mandiocultura e a fruticultura. "Temos compromisso em promover Parcerias Público-Privadas (PPP) para a transferência de tecnologia visando melhorar a produtividade dos pequenos produtores rurais", enfatizou Josias Gomes.

Comentários

  1. Guarda Mirim sempre em busca de parceria para suas crianças e adolescentes. Show

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO