RUBERVAL ELOGIA 1º CD DO DUO ADUAR, QUE TEM O ARTISTA DA TERRA THOBIAS JACÓ LIEVEN


“A qualidade musical de Thobias Jacó e Gabriel Guedez, que formam o Duo Aduar, terá reconhecimento em nível nacional”

Thobias e Gabriel

"Um trabalho excepcional, de altíssimo nível e talento musical.” Comentário de Ruberval Lima Porto ao ouvir as faixas do primeiro álbum do Duo Aduar, formado por Thobias Jacó, artista com raízes em Posto da Mata, e Gabriel Guedez, lançado recentemente.

1º LUGAR NO 1º FESTIVAL DA CANÇÃO DE MUCURI - Em outubro do ano passado, o vice-prefeito de Nova Viçosa já havia publicado nas redes sociais um post de elogio à apresentação de Thobias e Gabriel, em outubro do ano passado, quando conquistaram o primeiro lugar no 1º Fescam (Festival da Canção de Mucuri), realizado nos dias 16, 17 e 18 na vizinha cidade, com a música “O Silêncio do Rio”, nas comemorações dos 250 anos de história do município.

Thobias é filho dos professores Salete e Mateus, de Posto da Mata

“A gente fica muito feliz, e por vários motivos. Thobias é do nosso convívio, filho da professora e exímia redatora Salete Lieven, atual vice-diretora da Escola Jane Assis Peixoto, e do também professor e apicultor Mateus Lieven. Com seu trabalho ao lado do Gabriel Guedez, com certeza vai projetar Posto da Mata e Nova Viçosa no cenário musical, mostrando que é um músico talentoso”, ressaltou Ruberval. “O Duo Aduar merece nosso aplauso pelo primeiro disco. Outros virão e, é claro, com o amadurecimento musical que os acompanhará a cada dia. Tenho certeza que a crítica especializada vai recomendar o álbum”.

Ruberval: elogios ao álbum de estreia do Duo Aduar

O PRIMEIRO ÁLBUM

O Duo Aduar emplaca seis músicas autorais entre as oito faixas do primeiro álbum, intitulado “Riachinho das Pedras”. No fim de 2017, ano em que se conheceram e que formaram o Duo Aduar, Thobias Jacó (voz e viola) e Gabriel Guedez (voz e violão) gravaram cinco músicas em estúdios de São João Del Rei (MG), onde estudam.

Capa do CD (foto do blog Canto Sagrado da Terra)

As afinidades e os sons brotaram dos papos nas escadarias da escola de musical da Universidade Federal de São João Del Rei. Gabriel e Thobias registraram as canções autorais “O Silêncio do Rio” (parceria dos dois compositores), “Terra Nossa” (de Gabriel), “Sentinela” (também da lavra solitária de Gabriel), “Índia Tuíra” (de Thobias) e “Do que depende o perdão?” (outra composição assinada somente por Thobias).

A essas cinco músicas idealizadas para um EP editado pelo Aduar, em 2019, de forma artesanal, o duo acrescentou mais três composições que, gravadas com o incentivo do violeiro Chico Lobo, geraram o álbum “Riachinho das Pedras”.

Lançado em edição digital no dia 28 de fevereiro, o álbum de oito faixas já está disponível no formato de CD, tendo sido viabilizado através de parceria do selo de Chico, Lobo Music, com a gravadora Kuarup.

Além das cinco composições da safra inicial, o Duo Aduar apresenta a faixa-título “Riachinho das Pedras”, composta por Gabriel e Thobias com a adesão de Thamíris Chaves, entre regravações de “A Vida do Viajante” (Luiz Gonzaga e Hervê Cordovil, de 1953) e “Matança” (Augusto Jatobá, 1982). Impregnado do toque da viola, o álbum exala o cheiro forte das estradas, trilhadas pelo Duo Aduar em (boa) defesa da preservação da natureza. (Texto ref. ao álbum extraído do blog Canto Sagrado da Terra)


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO