RUBERVAL LEMBRA IMPORTÂNCIA DO OUTUBRO ROSA PARA DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

Não é a primeira vez que Ruberval Lima Porto, vice-prefeito eleito de Nova Viçosa, chama atenção para a importância de procedimentos ligados à prevenção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. 

Durante seu segundo mandato de vereador, entre 2005 e 2009, ele foi autor de projetos e outras proposições que reivindicavam prioridade para realização de mamografia, outros exames e até cirurgia reparadora de mama para mulheres.
“Estamos no início de mais um Outubro Rosa, que é cheio de ações dedicadas ao tema, com o objetivo de disseminar informações sobre prevenção e tratamento”, disse ele.

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Para estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população, a campanha Outubro Rosa deste ano tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?".

A mensagem reforça o debate para que a população participe ainda mais das atividades promovidas em todo o País. “É fundamental que a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Viçosa fortaleça essa campanha e procure alertar o maior número de mulheres possível”, lembra Ruberval.

Além de enfatizar a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, as ações de conscientização visam disseminar o maior volume possível de informações sobre acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Isis Valverde é uma das atrizes
que toparam participar da campanha
Outubro Rosa, que visa conscientizar
homens e mulheres sobre a prevenção
do câncer de mama.
A atriz, embaixadora da campanha,
viveu uma experiência traumática
dentro de sua família por causa
da doença. “Perdi o amor da
minha vida para o câncer de mama”,
diz Isis, referindo-se à perda da
avó, vítima da doença, aos 74 anos.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama este ano no Brasil. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos).

Em grande parte dos casos, o câncer de mama quando detectado em fases iniciais há mais chances de tratamento e cura. Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.

Mamografia

Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

O Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias. A recomendação, por parte dos médicos, é que a avaliação seja feita antes dos 35 anos somente em casos específicos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOSSOS PARABÉNS AO CAPITÃO PM RAMIRO RODRIGUES LOUZADA!!!

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)