A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES PARA A ELEIÇÃO DE LÍDERES DE CLASSE


Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia estarão mobilizados na próxima semana, de segunda a quinta-feira (27 a 30/março), para o processo de eleição geral de líderes de classe.

O pleito irá acontecer de 10 a 13 de abril, em todas as escolas da capital e do interior. A expectativa é que, neste ano letivo, 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos.

A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, baseada no programa Educar para Transformar, buscando promover o empoderamento juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

A mobilização nas unidades escolares envolve reuniões e seminários internos para a troca de experiências e discussão do trabalho das lideranças nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional.

Para isso, os estudantes contam com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para a construção do Plano de Ação e das metas destinadas à escola, que tem o período para elaboração do próximo dia 31 até 4 de abril.

Competências


Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino. Entre as competências dos líderes, estão a de representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe; elaborar um Plano de Ação relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO