A IMPORTÂNCIA DA MOBILIZAÇÃO DE ESTUDANTES PARA A ELEIÇÃO DE LÍDERES DE CLASSE


Os estudantes da rede estadual de ensino da Bahia estarão mobilizados na próxima semana, de segunda a quinta-feira (27 a 30/março), para o processo de eleição geral de líderes de classe.

O pleito irá acontecer de 10 a 13 de abril, em todas as escolas da capital e do interior. A expectativa é que, neste ano letivo, 35 mil líderes e vice-líderes de classe sejam eleitos.

A iniciativa é da Secretaria da Educação do Estado, baseada no programa Educar para Transformar, buscando promover o empoderamento juvenil e envolver os alunos nas ações realizadas nos colégios da rede, de modo que possam contribuir para a gestão democrática e participativa das escolas.

A mobilização nas unidades escolares envolve reuniões e seminários internos para a troca de experiências e discussão do trabalho das lideranças nas dimensões administrativas, pedagógica e relacional.

Para isso, os estudantes contam com o apoio dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) para a construção do Plano de Ação e das metas destinadas à escola, que tem o período para elaboração do próximo dia 31 até 4 de abril.

Competências


Os estudantes eleitos nas funções líder e vice-líder de classe serão os interlocutores da turma junto à comunidade escolar, articulando e propondo melhorias para a unidade de ensino. Entre as competências dos líderes, estão a de representar o interesse coletivo, identificando as necessidades da classe; elaborar um Plano de Ação relativo à melhoria do processo de ensino e aprendizagem e estimular o bom relacionamento da classe, por meio de diálogo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FESTIVAL TRANSFORMA POSTO DA MATA EM “CAPITAL DE TODOS OS RITMOS MUSICAIS”

NOSSOS PARABÉNS AO JOVEM MARVIO JR. PELA CONCLUSÃO DO CURSO DE MEDICINA

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)