PEDIDO DE INCLUSÃO DOS JOVENS DE NOVA VIÇOSA NO PROGRAMA PRIMEIRO EMPREGO CHEGA AO GOVERNADOR


Será encaminhado esta semana ao governador Rui Costa, por meio do vice-prefeito Ruberval Lima Porto, ofício em que o prefeito Manoelzinho solicita a inserção de jovens de Nova Viçosa no programa Primeiro Emprego, ação social de combate ao desemprego dos jovens, promovido pelo Governo do Estado e prefeituras, para inserir egressos e estudantes da Educação Profissional no mercado de trabalho, além de estimular  uma maior dedicação na sala de aula, justamente por contemplar aqueles com melhores  resultados.

Vice-prefeito Ruberval: acionando diretamente o governador Rui Costa
Na opinião de Ruberval, considerando a meta do Governo do Estado, de oferecer 4.500 vagas entre 2016/17 e outras 4.500 em 2017/18, totalizando 9.000 vagas, o Município é impulsionado a formalizar o pedido diretamente ao governador. Esta semana, nada menos que 148 estudantes da rede estadual de ensino profissionalizante foram contratados pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), exatamente em virtude do Primeiro Emprego.

Os aprendizes foram selecionados entre os estudantes da rede pública de ensino pela Secretaria da Educação do Estado, com base no desempenho escolar, e convocados pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Eles ainda irão passar por um período de capacitação teórica no Senai, instituição parceira do programa, onde vão aprender sobre comportamento, ética profissional e a metodologia que será aplicada pelo programa, baseada na solução de problemas com propostas de melhorias.

“Abrem-se novos horizontes para nossos jovens com esse programa, mas nós precisamos insistir, persistir, pedir incansavelmente, para que essa parceria do Município com o Governo do Estado seja viabilizada”, afirmou Ruberval.

A secretária do Trabalho, Renda e Esporte, Olívia Santana,
fala durante o evento de contratação dos jovens do programa
Primeiro Emprego pela Embasa
Por sua vez, a secretária estadual de Educação, Olívia Santana, ressalta que o Primeiro Emprego representa uma oportunidade de experiência para os estudantes. “Esse projeto é muito importante. Ele vai na contramão da grande onda de desemprego que está devastando o país. Os jovens sofrem porque as empresas não aceitam o trabalhador sem experiência. Muitas vezes, mesmo com o diploma na mão, eles não conseguem o emprego. Estamos criando essa oportunidade de experiência tão importante para o mercado de trabalho”.

O programa foi lançado pelo governador Rui Costa em novembro, com o objetivo gerar 9 mil vagas de trabalho até 2018 em empresas privadas e órgãos estaduais. Outros 258 jovens já estão trabalhando através do programa nas secretarias da Educação, da Saúde, (Sesab), da Segurança Pública (SSP) e do Meio Ambiente (Sema), além das universidades estaduais.

QUEM SÃO OS BENEFICIADOS?

 Estudantes da Educação Profissional Estadual que já fizeram 40% do curso ou que o concluíram há no máximo um ano e adolescentes qualificados por programas governamentais executados pelo Estado da Bahia.

“De fato, a chance de ingressar no mercado de trabalho representa uma mudança de realidade para os jovens e suas famílias. Em Nova Viçosa, o desemprego crescente, a ociosidade sem esperança de uma vida melhor e o fascínio pelo mundo das drogas e marginalidade têm consumido adolescentes e jovens que poderiam estar em plena atividade, com talento, energia e profissionalismo, no mercado de trabalho. O programa Primeiro Emprego pode ser uma saída”, acrescentou o vice-prefeito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

20 ANOS DE CRIAÇÃO DA CIPE MATA ATLÂNTICA (CAEMA)

LOJA MAÇÔNICA INCONFIDÊNCIA BAIANA - POSTO DA MATA (NOVA VIÇOSA-BA)

OS 50 ANOS DO EMPRESÁRIO SERGIO GUIMARÃES: CRESCENTE TRAJETÓRIA DE SUCESSO